“Sou Francisco Domingos Brasiliense. Tenho 47 anos. Tô aqui na lagoa [da conceição] desde 2000. Mas frequento aqui desde 78. Sou comerciante. Tenho uma loja de artesanato e decorações. Gosto muito da vida aqui da lagoa. Da vida social. Embora tá regredindo. Tá caindo muito a qualidade de vida aqui. Mas ainda continua bom.
Sou natural de Imaruí. Aqui ao sul de Santa Catarina. Saí de Imaruí em 85. Fui pra Canoinhas. Estudei. Fui pra São José aqui no continente em 87. Hoje aqui na lagoa eu vivo com meu filho. Tenho dois. Um de 16 e um de 20 anos. Esse de 16 mora comigo desde que nasceu. Esse outro de 20 mora em Araranguá. Tá estudando na UFSC.
A história marcante é que tenho dois filhos e um deles mora comigo desde que nasceu. Lutou por vontade própria. Quando tinha dois anos e três meses veio morar comigo. Não com a mãe dele. Já foi duas vezes tentar morar com a mãe dele, mas retornou.
Um dos meus sonhos de vida é ter a minha casa própria e ter um comércio próprio. Que eu não precise pagar aluguel. Hoje eu pago quase 50 mil por ano de aluguel. Porque eu pago aluguel da minha loja e da minha casa. E fico com minhas contas atrasadas. Mas é o meio que eu tenho de sobrevivência. Meu sonho seria esse. Pra mim poder estar melhor. Pra mim poder ter um pouco mais de conforto na minha vida social, familiar.”