4 de junho é o dia internacional das Crianças Vítimas de Violência. As informações levantadas pelo relatório ”A Familiar Face: Violence in the lives of children and adolescentes”, realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), evidenciam o quanto o mundo ainda precisa avançar para garantir uma infância digna e segura às crianças. Alguns dos dados mostram:
A cada 7 minutos, em algum lugar do mundo, uma criança ou um adolescente, entre 10 e 19 anos, é morto.
Somente em 2015, a violência vitimou mais de 82 mil meninos e meninas nessa faixa etária.
Cerca de 300 milhões de crianças de 2 a 4 anos sofrem agressão psicológica e/ou punição física tendo como autores os seus cuidadores.
Globalmente, 1,5 bilhão de cuidadores dizem que o castigo físico é necessário para criar ou educar adequadamente as crianças. No Brasil, este tipo de violência foi proibida em 2014 pela lei 13.010/2014, conhecida como Lei Menino Bernardo. Nos países em que não existem legislações como essa, mais de 600 milhões de crianças, menores de 5 anos, vivem sem proteção legal.
O apoio aos planos e ações nacionais coordenadas para enfrentar a violência contra crianças e adolescentes; o fortalecimento dos marcos legais e políticos; as mudanças nos padrões que perpetuam a violência e a implementação de políticas para superar a violência e melhorar os serviços são as principais estratégias de prevenção destacadas pela pesquisa.
São necessárias ações individuais e coletivas, em todos os níveis, para corrigir esse problema global. Esteja atento a todos os tipos de violência e denuncie. Disque 100. A ligação é gratuita.

Foto da internet.
Por Redação Jornalismo Periférico
(Dados disponíveis em: https://uni.cf/2gUI4pf)

 

 

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here