Pela manhã, milhares de pessoas se concentraram na praça Santos Andrade, região central de Curitiba. Ônibus de diversas partes do Paraná, e inclusive de outros estados, trouxeram manifestantes e simpatizantes de partidos políticos para prestarem solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que prestou depoimento ao juiz Sérgio Moro, na sede da Justiça Federal.

O aposentado José Expedito, de Umuarama-PR, explicou o que o levou à manifestação. “Estamos aqui para defender o presidente Lula, porque infelizmente a Rede Globo faz uma perseguição ao presidente Lula. Ele é a pessoa que mais trabalhou para os pobres. Que deu uma condição de vida melhor para o trabalhador”, afirma.

A professora universitária Alba Regina Ribeiro, que veio de Brasília-DF, também disse o que a motivou a participar do ato. “A minha luta é uma causa. É uma luta pela maior igualdade entre os seres humanos. Essa é a verdadeira esquerda. É acreditar que os seres humanos são mais iguais”. Ela ressalta que é justamente o fato de estarem nas ruas protestando é que não são “vagabundos”. “Nós temos crenças e valores pelos quais lutar, essa é a questão”, pontua.

Benedita da Silva, deputada federal (PT-RJ), participou do ato e ressaltou que é “contra as reformas propostas pelo Governo Federal” e que não vai “aceitar que o Lula seja condenado pelo que ele não fez”. Após o termino do depoimento ao juiz Sérgio Moro, o ex-presidente Lula chegou à praça Santos Andrade, por volta das 20h30, acompanhado da ex-presidenta Dilma Rousseff, para conversar com os manifestantes. “Eu jamais pude imaginar que um ônibus pudesse sair do Acre para vir num ato de solidariedade ao Lula […] eu não tenho palavras para agradecer […] se não fosse vocês, eu não suportaria o que eles estão fazendo comigo”, afirmou Lula, em discurso.

A programação terminou perto das 21h e teve apresentações musicais, artísticas e políticas ao longo do dia. O ato foi organizado pela Frente Brasil Popular em parceria com centrais sindicais. Segundo os organizadores, 700 caravanas estiveram reunidas.

Texto: Bruno Amaral
Foto: Ricardo Stuckert

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here