A pandemia trouxe para os seres humanos de um modo geral muito sofrimento. Independente da forma como cada indivíduo percebe e interpreta o cenário atual, não há como negar que todos estão sentindo os impactos, seja de forma direta ou indireta. Talvez os aspectos mais difíceis de serem encarados sejam o luto, o medo e os impactos financeiros. O isolamento social pode ser encarado de diversas formas, e a melhor solução seria o ver como uma oportunidade não apenas de se proteger e evitar de transmitir o vírus adiante, mas também de aprender a se conectar consigo mesmo e com as pessoas que moram na mesma casa. No caso de quem mora sozinho, oportunidade a mais para aprender a conviver com a própria companhia e descobrir seus dons e especialidades.

De um modo geral, percebe-se que para além da problemática no âmbito da saúde e da economia, tem surgido uma nova questão a se preocupar: as brigas ideológicas. Em tempos difíceis, os quais estamos todos vivendo juntos, a melhor solução seria evitar ainda mais problemas, desenvolvendo empatia, paciência e tolerância com o próximo.

Aqui daremos algumas dicas para pelo menos minimizar de alguma forma o sofrimento e os impactos gerados a partir da propagação do vírus:

  • Independentemente do que você acredita, cuide-se:

Se você concorda ou deixa de concordar com as medidas tomadas pelos governos ou órgãos de saúde, saiba que a melhor coisa a fazer é proteger-se, cuidar-se e também cuidar das pessoas que você ama. Isso simplesmente porque ninguém gosta de ficar doente, ainda mais acometido por um vírus o qual não sabemos como agirá em nosso organismo. É tudo muito incerto para todos. Cuidar do nosso sistema imunológico, tomar medidas de higiene e seguir demais protocolos é extremamente importante. O fato de nos cuidarmos nos traz pelo menos um pouco mais de conforto e segurança, afastando-nos do medo que possamos ter de contrair, ser vítima fatal ou transmitir o vírus aos demais. 

  • Evite entrar em discussões improdutivas:

É muito comum as pessoas discutirem em redes sociais toda esta problemática, o que traz ainda mais sofrimento emocional, afinal, brigas e conversas densas provocam desequilíbrios. Se você acredita que informar aos demais algum conhecimento é importante, faça isso com respeito ao próximo, tolerância e não espere receber flores. Evite usar palavras que possam ferir. A melhor forma de transmitir uma informação importante é utilizar-se de palavras amenas, adequadas e sem ferir ao próximo.

  • Utilize seus momentos vagos de forma produtiva e evite ter contato com muitas informações difíceis de lidar:

Muitas pessoas se sentem vazias, entediadas ou até mesmo tristes devido ao isolamento social. Lembre-se que existem diversas formas para ocupar o seu tempo. Leia um livro, acompanhe um seriado que te agrade, converse mais com as pessoas que estão próximas ou procure assistir vídeos produtivos e que trazem informações leves. Invista seu tempo na cozinha ou em algum lugar que você possa deixar sua criatividade fluir. Mexa-se dentro de casa e deixe a imaginação te mostrar o que você pode criar enquanto novos passatempos. Deixe um pouco de receber informações que trazem emoções desequilibradas. Quando quiser se informar do que está ocorrendo no mundo faça isso de maneira breve e logo após veja notícias boas, que possam levantar o seu ânimo. Perceba-se e mude seu estado mental e emocional realizando atividades simples que o conectam com a sua natureza criativa. Explore-se em áreas que talvez antes vocês desconheciam. Passe momentos agradáveis com quem convive na sua casa, dê atenção aos pequenos detalhes da vida cotidiana, percebendo com carinho as manifestações das pessoas que você ama.

  • Seja positivo em pensamento:

Por mais crítica que seja a situação, procure sempre se lembrar que toda pandemia tem início, meio e fim. Encare a realidade da maneira mais positiva possível ainda que seja difícil, esforce-se em enxergar dessa forma. Quando vierem o medo, a insegurança ou a tristeza, respire fundo e procure uma maneira de sair destes estados emocionais, conversando com uma pessoa querida, se distraindo com filmes ou vídeos que trazem um pouco de alegria, ou afazeres que goste. O posicionamento interno frente às dificuldades do meio necessita ser firme e direcionado a uma mudança.

  • Tente não se deixar levar pelo sentimento de revolta:

Por mais que seja revoltante ou difícil lidar com certas situações, busque não alimentar o sentimento de revolta. Faça a sua parte da melhor forma possível. A realidade macro não poderá ser mudada por você de forma direta. No entanto, tenha clareza de que ações individuais podem sim fazer a diferença. Pelo bem da sua sanidade emocional e mental, tente não focar em ações negativas que possam ocorrer ao seu redor, mantendo sempre o foco naquilo que você, e somente você pode realizar. O sentimento de raiva, revolta ou intolerância trazem desequilíbrios mentais e emocionais. Se você quer passar por esta fase tão difícil, precisa revisar suas emoções e pensamentos com relação a todas as situações possíveis e observar quais são as que lhe tiram a paz e a tranquilidade.

  • Encare o distanciamento social como oportunidade para aproximar de si mesmo

Ficar mais tempo sozinho não precisa ser algo ruim ou difícil, afinal você é a melhor companhia que poderia ter, obviamente não desmerecendo a maravilha que é estar rodeado de pessoas queridas. Busque se conhecer mais a fundo, descobrir novos dons e aproveitar os momentos a sós com alegria. Coloque uma música para dançar sozinho e esvaziar a mente e as emoções, livrando-se diariamente, ainda que sejam por alguns minutos, das preocupações e sofrimentos.

Imagens: Reprodução internet

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here