Mariri, Chacrona, Água e Fogo (Ayahuasca) Rio Branco, Acre

0
680

O Periférico esteve na cidade de Rio Branco, estado do Acre, e entrevistou membros de uma comunidade que trabalha com apoio às pessoas em situação de dependência química. Localizada no coração da floresta amazônica, a Associação Beneficente Caminho de Luz foi fundada por José Muniz de Oliveira. O grupo é praticante de uma doutrina religiosa com base na União do Vegetal (UDV).

De acordo com Muniz, eles consideram a ayahuasca como uma ferramenta importante para auxílio no tratamento dos dependentes de drogas e do álcool. O chá, conhecido também por vegetal ou daime, é feito da decocção de duas plantas amazônicas: Mariri (Banisteriopsis caapi) e Chacrona (Psychotria viridis). Diversas pessoas que atualmente estão livres da dependência fazem parte da irmandade e ajudam outras que chegam ao local em busca de ajuda.

Em 2004, o Conselho Nacional Antidrogas (Conad) reconheceu a legitimidade da utilização da ayahuasca por instituições religiosas e entidades, a fim de garantir o direito à liberdade de culto.

Aproveite e se inscreva no nosso canal do YoTube: Jornalismo Periférico

 

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here